História Europa


História Europa

 
A historia da Europa pode-se dizer que é a historia de uma grande parte do mundo desde as suas origens. Junto a outras culturas como a chinesa ou a egípcia, a historia da Europa marcou desde há milhares de anos atrás o desenvolvimento da humanidade deste planeta

Desde a Talasocracia grega a partir de 2500 anos antes de Cristo até aos dias de hoje, foram vários os impérios que foram predominantes na Europa. Os primeiros a surgir foram os gregos, por volta de 500 anos antes de Cristo, este povo foi governantes do continente e em seguida, vieram os romanos, os árabes, os bizantinos, os francos, os venezianos, o Império Carolíngio, os Estados Pontifícios, os ingleses, os espanhóis, os russos, os italianos, o Império de Napoleão ... e, mais recentemente, as duas guerras mundiais, surgidas na Europa e na criação da União Europeia. É tudo parte da história de um continente, Europa.

Segundo a pesquisa, pode-se dizer que a Europa é um continente que é habitada desde, pelo menos 40,000 anos antes de Cristo, durante o Paleolítico Superior. Antiguidade Clássica foi dominada pelos gregos, que espalharam a sua cultura pelo resto do continente.

A hegemonia grega deu lugar ao império romano, que se espalhou por todo o continente durante séculos, para a idade moderna. Com a idade moderna, a Europa começou o processo de conflitos entre os povos, que perduram até hoje. O poder e a religião foram acontecendo como as origens dos conflitos.

Os gregos tinham a sua força no império marítimo, a sua forma de governo era a democracia, sendo a mais antiga de todos os que existem, durante a sua época alta, houve muitas batalhas livradas por estas, batalhas pelas terras, como a que tiveram contra os Persas séculos antes da nossa era, os gregos foram os fundadores das primeiras grandes cidades da Europa.

No Ocidente, a República de Roma foi crescendo a passos gigantes, uma vez resolvidos os seus conflitos com os etruscos. Se fizeram fortes, e começou sua expansão. No final da época antes de Cristo se converteram em Império. Dentro de alguns séculos chegaram com o poder praticamente quase em todo o continente Europeu.

Paralelamente aos Romanos, os alemães também comandavam no centro da Europa, mais acima dosAlpes, e não eram os romanos que tinham o poder. O Rio Danúbio marcou a fronteira entre esses dois povos.

No Século III, os romanos começaram a diminuir, o caos tomou conta do império, o que levou os alemães para o norte para deturpar a terra império. Ao mesmo tempo, a Igreja Católica começa a tomar força. Os alemães, por um lado, os visigodos do outro ... começou a desintegração do que tinha sido o Império Romano.

Neste momento, os alemães, por um lado, e os muçulmanos e emergentes Bizantino, do outro lado crescem para tentar ter controlo sobre o continente. Constantinopla, hoje Istambul, foi fundada, e o Império Otomano passou a ser o sucessor do romano. Por outro lado da Europa, na actual Espanha, os árabes estabeleceram-se após entrar, o que é agora Marrocos. Desta época destaca-se o nome de Carlomagno.

Já no segundo milénio, outro tipo de luta para substituir a luta pelo poder e território, a luta pela religião, as crenças religiosas se fazem fortes, por um lado, a Igreja Católica Romana, que estabeleceu a Inquisição, que não foi mas uma forma de punição, a tortura e matar todos os que não têm a mesma crença. Foi uma época escura, de cruzadas e conflitos. Começa a era dos Papas.

Já no século XVI, a situação política na Europa começou a tomar forma e lembram o presente, a Igreja esteve sempre atrás de qualquer conflito ou qualquer outra forma de governo dos diversos países e diversas casasforam feitas com poder real diferentes partes do bolo que foi a Europa. A Reforma de Lutero trouxe consigo muitos conflitos.

A partir do século XV, por outro lado, outro motivo de conflito entre as potências europeias, a descoberta do novo mundo e dos exploradores, neste momento, os europeus, principalmente espanhóis, Inglês e Português, começaram a colonizar zonas de África, as ilhas do Pacífico, do Oceano Índico e do novo mundo, a América. É o tempo do desenvolvimento marítimo na Europa, Ingleses, Espanhóis, Italianos, Portugueses, Holandeses, iniciando a sua expansão no mundo, colonizando tudo que encontravam no seu caminho, resultando em muitos conflitos.

Já no século XVIII, tem lugar na Inglaterra outro dos momentos da evolução da Europa como um continente, a revolução industrial. Nesses mesmos anos, emFrança, é um outro tipo de revolução, a francesa e da chegada ao poder de Napoleão Bonaparte.

Após esta época, chega a Prússia e de Otto Von Bisckmark com uma evolução significativa na Prússia, ou o que hoje conhecemos como a Alemanha durante o século XIX, as guerras com os franceses foram importantes. Itália, outro país dividido, se unificou também neste momento.

O Século XX, o mais contemporâneo, também foi o sangrento, o mais importante no futuro da Europa. Em 1914, Prússia, juntamente com o Império Austro-Húngaro e Império Otomano foram os poderes centrais na Primeira Guerra Mundial contra o resto da Europa. Esta guerra terminou com a derrota dos poderes centrais, mas a semente não tinha sido removida em 1939 e opera a segunda guerra mundial, com aAlemanha novamente na primeira fila, junto com países como a Itália. Esta guerra durou até 1945.

Após a II Guerra Mundial, a Europa começou a dividir-se em dois blocos, o Ocidente e o Oriente, formado pelaRússia e os seus países satélites sob um regime comunista. É um período de tensões entre os Estados Unidos e a Rússia, o período conhecido como a Guerra Fria. Mas nem tudo é conflito nesta época, em 1950, emRoma, são os alicerces da actual União Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário