Estados do Brasil (parte 2)


Amapá 

Localizado no extremo norte do território brasileiro, o estado do Amapá faz fronteiras com o Pará, Suriname e Guiana Francesa. Sua capital é Macapá. 

A área correspondente ao estado pertencia aos espanhóis conforme o Tratado de Tordesilhas, no entanto, em 1637, a região foi doada ao português Bento Perente, e passou a ser chamada de Costa do Cabo Norte.

Ao longo da história, Amapá foi alvo de constantes invasões. Os ingleses e holandeses tentaram ocupar a região no fim do século XVII, porém, foram expulsos pelos portugueses.
A França, em 1697, enviou tropas para ocupação do território, que foram derrotadas pelos portugueses. Em 1713, os franceses assinaram o Tratado de Utrecht, reconhecendo a soberania portuguesa na região.

Com a independência do Brasil em 1822, o Amapá continuou ligado à província do Pará. A França continuou demonstrando interesse no território, novas invasões por parte deste país ocorreram. Somente no dia 1 de janeiro de 1900, através da Comissão de Arbitragem, em Genebra, o presidente suíço Walter Hauser solicitou a incorporação definitiva do Amapá ao território brasileiro.

Com o intuito de promover o desenvolvimento econômico do Amapá, em 1943, o Governo Federal desvinculou o Amapá do estado do Pará, e transformou-o em território federal. Mas somente 1988, através das disposições da nova Constituição Federal, o Amapá tornou-se definitivamente estado, tendo como capital a cidade de Macapá.

Bandeira do Amapá
A bandeira do Amapá é composta pelas cores: azul, que representa o céu amapaense; o verde, das matas; o amarelo, que simboliza as riquezas do subsolo; o branco, caracterizando a paz; e o preto, que é uma homenagem aos que morreram lutando pelo Estado.

A extensão territorial do Amapá é de 142.814,585 Km2, divididos em 16 municípios. Conforme contagem realizada em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população totaliza 669.526 habitantes, sendo que 89,8% residem em áreas urbanas. Apresenta crescimento demográfico de 3,4% ao ano. Sua capital é Macapá, outros municípios de grande importância são: Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão e Porto Grande.

O relevo é caracterizado por planícies com mangues e lagos no litoral e depressão na maior parte, interrompida por planaltos residuais.

Os principais rios do estado são: Amazonas, Araguari, Jari, Maracá e Oiapoque. A vegetação é composta por mangues litorâneos, campos gerais, e, principalmente, floresta Amazônica. O clima é equatorial.

As atividades econômicas desenvolvidas na região são o extrativismo e o manejo da floresta, produção do manganês, ouro, plantações de arroz, milho, feijão e mandioca, além da pesca e criação de búfalos. 

O Amapá é o estado brasileiro mais preservado ambientalmente, em 2002 foi criado o maior parque florestal do planeta, o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, com área de 3,8 milhões de hectares, área superior ao território da Bélgica.


bandeira do amazonas

Bandeira: significa a presença amazonense na Guerra de Canudos. O vermelho simboliza os combates; o branco, a pacificação; as estrelas, os municípios, sendo a maior delas Manaus. 

O estado do Amazonas está localizado na Região Norte do território brasileiro. É o maior estado do Brasil em extensão territorial e possui a maior biodiversidade do mundo. A bacia do rio Amazonas concentra aproximadamente 20% de toda a água doce do planeta. 

No estado estão os pontos mais elevados do Brasil, na fronteira com a Venezuela estão localizados o pico da Neblina, com 3.014 metros de altitude, e o 31 de Março, com 2.994 metros. 

Os aspectos culturais do Amazonas estão diretamente ligados às raízes indígenas e nordestinas. A culinária tem o peixe como principal prato, como a moqueca com postas de tucunaré ou de surubim. A maior festa folclórica é o festival de Parintins, realizado no mês de junho.

O Amazonas é o único estado da Região Norte onde a indústria é o principal setor daeconomia. No Polo Industrial de Manaus são produzidos: eletrodomésticos, bens de informática, motos, bicicletas, químicos e concentrados de refrigerante, entre outros. O ecoturismo e a exploração de madeira são atividades que fortalecem a economia amazonense. No entanto, a exploração de madeira ilegal é um dos grandes problemas enfrentados na região, desde 1970, pelo menos 600 mil quilômetros quadrados de mata foram derrubados, uma área superior ao território francês. 

O estado possui 62 municípios, distribuídos numa área de 1.570.745,680 km², conforme contagem realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.483.985 habitantes. Apresenta baixa densidade demográfica, aproximadamente 2,2 hab./ km². O Amazonas abriga o maior número de índios do país, são cerca de 120.000, quase 25% do total no Brasil.

Além da capital Manaus, outros municípios importantes são: Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Coari, Tefé, Maués, Tabatinga, Manicoré. Os principais rios são: Amazonas, Icá, Japurá, Javari, Jaruá, Madeira, Negro, Nhamundá, Purus, Solimões.

Encontro dos Rios Negro e Solimões
O relevo do território apresenta depressão na maior parte e faixa de planície perto do rio Amazonas e planaltos a leste. A vegetação é composta por Floresta Amazônica. O clima é equatorial úmido, com temperatura média anual de 26,7 ºC, com variações médias entre 23,3 ºC e 31,4 ºC. A umidade relativa do ar fica em torno de 80% e o Estado possui apenas duas estações bem definidas: chuvosa (inverno) e seca ou menos chuvosa (verão).


Bahia

Localizada na Região Nordeste do Brasil, a Bahia faz limite com oito estados brasileiros, são eles: Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além de ser banhada pelo oceano Atlântico.

Sua extensão territorial é de 564.692,669 quilômetros quadrados, sendo o maior estado nordestino e o quinto maior do Brasil. Possui 417 municípios, e, conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado tem 14.016.906 habitantes. A densidade demográfica é de 24,8 hab/km², e o crescimento demográfico é de 0,7% ao ano. É a maior população do Nordeste e a quarta maior do país. A população masculina corresponde a 49% e a feminina a 51%. A expectativa de vida dos baianos tem aumentado a cada ano, atualmente é superior a 70 anos.

A população é bem miscigenada, composta pelo índio, europeu e africano. No estado reside o maior número relativo de negros e mulatos do Brasil, e a cultura africana exerce grande influência na música, na culinária e na religião, celebrada nas festas de Nosso Senhor do Bonfim e de Iemanjá.

A culinária é bem diversificada e inclui elementos do índio, negro, europeu e asiático. Os pratos típicos são: a moqueca de peixe à baiana, o vatapá, abará, mungunzá (conhecido como canjica em outras regiões) e acarajé.

A vegetação do estado é caracterizada por floresta tropical, mangues litorâneos, caatinga e cerrado. O relevo é constituído por planície no litoral, depressão a norte e a oeste, e planície no centro. O ponto mais elevado é a serra do Barbado 2.033,30 metros de altitude. O clima da Bahia é tropical.

Os principais rios são: Carinhanha, de Contas, Grande, Itapecuru, Jequitinhonha, Pardo, Paraguaçu, São Francisco.

A capital do estado é a cidade de Salvador, primeira capital do Brasil. Sua arquitetura é marcada pelas construções do período colonial. São igrejas, palácios e os casarões do Pelourinho, transformados em patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com ruas estreitas e ladeiras íngremes, Salvador se divide em cidade baixa e cidade alta, ligadas pelo Elevador Lacerda. Salvador possui 2.675.656 habitantes, sendo a terceira capital mais populosa do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Outras cidades com grande concentração populacional da Bahia são: Feira de Santana (556.642), Vitória da Conquista (306.866), Camaçari (242.970), Itabuna (204.667), Juazeiro (197.965), Ilhéus (184.236).
A Bahia é um estado com uma importante indústria petroquímica: quase 50% de suas exportações são de petróleo e derivados. No setor industrial também se destacam os ramos da informática e de automóveis. 

O turismo é um segmento de extrema importância na economia estadual, sua faixa litorânea é a mais extensa do Brasil. Atrai turistas do mundo todo em suas várias praias como as do Forte, Salvador, Itaparica, Morro de São Paulo, Ilhéus, Comandatuba, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Lençóis, Prado, Alcobaça, Caravelas e o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que reúne a maior variedade de corais do país. No carnaval, um dos maiores do país, o estado recebe uma grande quantidade de turistas. 

A agricultura se baseia na produção de mandioca e milho, mas novas fronteiras agrícolas se abrem no oeste baiano, onde se destaca a produção de laranja, banana, tomate, fibras e mamona. Na pecuária, o estado tem o maior rebanho de cabras do país e o segundo de carneiros e ovelhas. Outro segmento que também se destaca é a criação de caprinos.

Em todo o estado baiano, 53,8% dos domicílios não têm rede de esgoto. O índice de mortalidade infantil é de aproximadamente 31,4 mortes por mil crianças nascidas vivas. A taxa de analfabetismo é de 16,7% entre os habitantes com 15 anos ou mais.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Bahia é de 0,742, ocupando o 19° lugar no ranking dos estados brasileiros, e o primeiro entre os estados da Região Nordeste.

Bandeira da Bahia
Significado da bandeira: O uso das cores da bandeira estadunidense representa o apoio baiano aos ideais republicanos. O triângulo simboliza a inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.


ceará 

Criado em julho de 1603, o estado cearense é um dos territórios que compõem a Região Nordeste do Brasil, limitando-se ao norte com o Oceano Atlântico; ao sul com o estado de Pernambuco; a leste com os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba e a oeste com o estado do Piauí. 

Possui em sua área um litoral de 573 quilômetros, sendo um dos centros turísticos mais procurados do Brasil, tanto pelas suas praias quanto pela culinária, em que se destacam a lagosta, os frutos do mar e o baião de dois (arroz e feijão fradinho). 

A extensão territorial do Ceará é de 148.825,602 km², o que equivale a 9,57% da área da Região Nordeste e 1,74% do Brasil. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 8.452.381 habitantes distribuídos em 184 municípios. Apresenta densidade demográfica de aproximadamente 56,7 hab / km².

Sua capital é a cidade de Fortaleza, outras cidades importantes do estado são: Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu, Crateús.

O relevo apresenta planalto, planícies e várzeas (leste e oeste). O ponto mais elevado é o pico Serra Branca, na serra do Olho d’Água, com 1.154 metros de altitude.
O território cearense abrange grandes extensões de serras e de sertões. Ao sul do estado situa-se a Floresta Nacional do Araripe, onde está a maior concentração mundial de fósseis do Período Cretáceo.

Contém em seu território 58 unidades de conservação, sendo 27 Áreas de Proteção Ambiental (APAs), 10 reservas particulares do patrimônio natural, 9 parques ecológicos, 4 reservas ecológicas particulares, 3 estações ecológicas, 2 monumentos naturais, uma floresta nacional, um jardim botânico, um corredor ecológico e uma reserva extrativista.

O clima do estado do Ceará é tropical, a vegetação é caracterizada pela presença de caatinga na maioria do seu território, apresenta também vegetação de restinga e salinas em estreita faixa litorânea.
Os principais rios são: Acaraú, Banabuiú, Jaguaribe, Salgado.

Bandeira do Ceará
A bandeira do Ceará é composta pelo verde e o amarelo, que retratam as matas e as riquezas minerais. O farol é uma referência à cidade de Fortaleza, a jangada representa o cearense e a carnaúba simboliza o extrativismo vegetal.

economia do estado tem o setor de serviços como principal responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB), com 70,91%; em seguida a indústria, que corresponde a 23,07% e, por fim, a agricultura, com 6,02%. 
Nos últimos anos, mais de 600 empresas nacionais e estrangeiras instalaram-se no estado, fortalecendo consideravelmente o setor industrial do Ceará. Esse fato ocorreu em razão dos incentivos que o governo ofereceu (doações de terrenos e isenção de impostos) e pela mão de obra barata. Os principais setores são calçadista, metal mecânico, siderúrgico, têxtil, de confecções e eletrônico.

Entre os problemas que a população cearense enfrenta, o principal é a escassez de água, o estado historicamente tem sofrido com a seca. A desigualdade social é outro fator agravante.

DF

No Distrito Federal localiza-se a capital do país e o centro do poder político da União, Brasília. A cidade abriga a sede do Executivo federal, a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal. 

Sua construção na Região Centro-Oeste fez parte das políticas públicas para a ocupação do oeste do território brasileiro, pois, garantiria a ocupação de terras quase despovoadas e proporcionaria novas possibilidades de desenvolvimento, além de ser menos vulnerável a ataques externos. O Distrito Federal está localizado numa porção de área que pertencia ao estado de Goiás.

Seu projeto urbanístico foi realizado por Lúcio Costa e o projeto arquitetônico por Oscar Niemeyer. Aproximadamente 30 mil operários construíram Brasília em 41 meses, durante o governo do então presidente Juscelino Kubitschek. A nova capital federal foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960, data escolhida para homenagear Tiradentes.

Bandeira do Distrito Federal
A bandeira do Distrito Federal é composta pela Cruz de Brasília, ao centro, simboliza a herança indígena e a força que emana do centro em todas as direções, o branco representa a paz, e o verde, as matas da região.

O Distrito Federal não é um Estado nem possuí municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites), exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal.

Sua extensão territorial é de 5.787,784 km², com população de 2.570.160 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A densidade demográfica (população relativa) é de 444 hab./Km².

O relevo é caracterizado por planalto de topografias suaves, sendo o pico do Roncador, na serra do Sobradinho, o ponto mais elevado com 1.341 metros. O cerrado é a vegetação predominante. O clima é tropical, com temperatura média anual de 21°C. Os principais rios são: Descoberto, Paranoá, Preto e São Bartolomeu. A base da economia é predominantemente do setor de serviços. 

O Distrito Federal ostenta os melhores indicadores sociais do Brasil, aproximadamente 89% das casas possuem rede de esgoto, 92% com coleta de lixo e 95,4% com rede de água tratada. Porém, o crescimento desordenado tem gerado problemas como, criminalidade, desemprego, surgimento de favelas, população em situação de rua, entre outros.

Espírito Santo
O estado do Espírito Santo está localizado na Região Sudeste do Brasil. Apresenta paisagens recortadas por serras e morros, características do Sul e do Sudeste, e regiões planas, como dunas e palmeiras, típicas do Nordeste do país. 

Os descendentes dos primeiros colonizadores abrigam principalmente a faixa litorânea, nas serras predominam os descendentes de imigrantes alemães, suíços, holandeses e açorianos.

Quem nasce no estado é Capixaba, conforme estudiosos da língua tupi, capixaba significa roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam a região, e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

O Espírito Santo possui extensão territorial de 46.098,571 km², divididos em 78 municípios; conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.514.952 habitantes. A expectativa de vida é de 71 anos.

O relevo do estado é caracterizado por baixada litorânea (40% do território) e serras (interior). O ponto mais elevado é o pico da Bandeira, na serra do Caparaó, com 2.889,8 metros de altitude. A vegetação é composta por floresta tropical e vegetação litorânea. O clima é tropical. 

Além da capital Vitória, outras cidades importantes são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, Guarapari, São Mateus, Aracruz.
Os principais rios são: Doce, Itapemirim, Itaúnas, Jucu, São Mateus.

economia do Espírito Santo tem o comércio como principal atividade, está entre os cinco primeiros estados exportadores do país. Vitória abriga os principais portos: Tubarão e Vitória. Entre os produtos de exportação do próprio estado destacam-se celulose, café e granito. 
Com a descoberta de grandes reservas petrolíferas em 2002, o estado passou da sexta para a segunda posição entre os detentores das maiores reservas do país. Na agricultura, o destaque são as lavouras de café, que produzem 20% do total nacional. Nas áreas litorâneas plantam-se banana, abacaxi, mamão, maracujá e limão, enquanto nas montanhas são cultivados morango e uva.

Bandeira do Espírito Santo
Significado da Bandeira: as cores da bandeira são apresentadas como sendo as das vestes de Nossa Senhora da Vitória, a padroeira da cidade, o azul representa harmonia e suavidade; o branco, paz e o rosa, alegria e felicidade. No centro da segunda faixa, um arco, em letras azuis, apresenta a legenda "TRABALHA E CONFIA". Essa legenda de autoria de Jerônimo Monteiro, foi inspirada na doutrina de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, que significa: "Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus"

Por Wagner De Cerqueira E Francisco




Nenhum comentário:

Postar um comentário