Estados do brasil (parte 1)


Estados brasileiros

O território brasileiro é composto por 26 Estados e um Distrito Federal. Os Estados constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização político-administrativa do País. A localidade que abriga a sede do governo denomina-se capital. 

atual divisão político-administrativa brasileira é de 1988.

Mapa do Brasil
Os Estados brasileiros e o Distrito Federal estão divididos em cinco regiões no território nacional: Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), Região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal), Região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) e Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

Em razão da grande extensão territorial do Brasil, existem grandes contrastes entre os seus Estados, apresentando diferenças em aspectos climáticos, topográficos, cobertura vegetal, econômicos, culturais, sociais e históricos. 

estudo do contexto histórico de cada Estado proporcionará um entendimento da sua situação atual. Apresentando as características físicas e sociais, além de conhecer a diversidade e riqueza cultural do povo brasileiro.
Por  Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia



Acre

No período colonial, o território que hoje correspondente ao Acre pertencia à Bolívia, e o Peru se considerava pertencente a uma pequena parcela dessa área. A intensa ocupação de brasileiros para desempenhar a atividade extrativista (seringueiros), em busca da matéria prima para obtenção da borracha na área, desencadeou uma série de conflitos entre as autoridades bolivianas e os seringueiros brasileiros. 

Após vários confrontos armados entre os ocupantes brasileiros e tropas bolivianas, além de assinaturas de alguns acordos referentes à legitimidade desse território, o Brasil, em 1903, através da assinatura do Tratado de Petrópolis, adquiriu a região do Acre através do pagamento para a Bolívia de 2 milhões de libras esterlinas. Em 1904, o Acre se tornou definitivamente território federal.

Somente em 1962, durante o governo do Presidente João Goulart, é que o Acre foi elevado à condição de estado, esse fato ocorreu em razão da região ter atingido o nível de arrecadação fiscal exigido pela constituição de 1946. 
As cores da bandeira do Acre são: verde, que representa as matas; amarelo, das riquezas minerais; e o vermelho, como homenagem aos brasileiros mortos durante os confrontos com os bolivianos pela disputa da área.

Bandeira do Acre
Sua população é composta por imigrantes paulistas, nordestinos e sulistas, além da população indígena. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população total é de 733.559 habitantes.

Possui uma área de 152.581,388 quilômetros quadrados, divididos em 22 municípios. Sua Capital é Rio Branco, outras cidades de grande importância do Estado são: Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá.

O relevo da região é caracterizado por depressão, na maior parte do território; e planície estreita ao norte. O clima é equatorial. Os principais rios são: Acre, Envira, Juruá, Purus e Tarauacá. A Floresta Amazônica é a vegetação predominante no Estado.
O setor de serviços é o principal responsável pela economia do Estado, com aproximadamente 74% das atividades econômicas; a indústria corresponde a 22% da economia local. A madeira é o principal produto de exportação. 

O Acre apresenta muitos problemas no âmbito social, a mortalidade infantil é a maior da Região Norte, 28,9 crianças - a cada mil nascidas vivas - morrem antes de completar um ano de vida. Outro problema é que 60% dos domicílios são desprovidos dos serviços de saneament
o ambiental.


Alagoas
Localizado na Região Nordeste, o estado de Alagoas tem um litoral que, por seu recorte, é rico em belezas naturais, com muitas áreas de mangue e lagoas. O estado faz limites com Pernambuco, Sergipe, Bahia e é banhado pelo oceano Atlântico. 

A extensão territorial de Alagoas é de 27.767,661 quilômetros quadrados, o território é composto por 102 municípios. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.120.494 habitantes; o crescimento demográfico é de 1% ao ano, a densidade demográfica é de aproximadamente 112,3 hab/km².

O relevo é caracterizado por planície litorânea, planalto a norte e depressão no centro, o ponto mais elevado é a serra Santa Cruz, com 844 metros acima do nível do mar. O clima na maior parte do território alagoano é tropical, com temperaturas entre 18 °C e 26 °C. O inverno é a estação que ocorre maior índice de precipitações pluviométricas, no interior do estado há regiões com clima semiárido, com distribuição irregular das chuvas. A vegetação é composta por floresta tropical, mangues litorâneos e caatinga.
Os principais rios são: Ipanema, Moxotó, Mundaú, Paraíba, São Francisco.

Bandeira de Alagoas
Significado da bandeira: as primeiras cidades alagoanas, Porto Calvo e Penedo, e as riquezas, como a cana de açúcar e o algodão, são representadas no brasão. As cores das faixas simbolizam liberdade, igualdade e fraternidade.

A capital do estado é Maceió, uma das cidades mais visitadas da Região Nordeste. Apresenta rica culinária, tendo nos frutos do mar seu prato mais atrativo. O prato típico do litoral é o sururu, uma espécie de marisco. O bairro do Pontal da Barra oferece os mais variados tipos de renda, um dos mais conhecidos produtos do artesanato da capital. 
A população de Maceió é de 932.748 habitantes, outras cidades populosas do estado são: Arapiraca (214.006), Palmeira dos Índios (70.368), Rio Largo (68.481), União dos Palmares (62.358), Penedo (60.378), Coruripe (52.130). 

economia do estado tem no setor de serviços sua principal atividade econômica, boa parte apoiada no turismo. Alagoas possui grandes plantações de cana de açúcar destinada à agroindústria do açúcar e do álcool. Além da cana de açúcar ocorre a produção de fumo, coco, algodão, arroz, feijão, milho, mandioca, mangaba, laranja, abacaxi e banana. 
O estado produz petróleo e gás natural. Também se destacam o polo cloroquímico e a produção de alimentos, tecidos e vestuário.

Alagoas apresenta vários problemas sociais, a taxa de mortalidade infantil é a maior do Brasil, a cada mil crianças nascidas vivas, 46,4 morrem antes de completar 1 ano. Menos de 30% das residências possuem saneamento básico. Alagoas detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os estados brasileiros (0,677).
Por Wagner De Cerqueira E Francisco


Nenhum comentário:

Postar um comentário